No passado dia 18 de Junho foi disputada na Barragem de Sta. Justa a 2ª prova do calendário NORBASS 2016 de pesca ao Achigã de margem.

As expectativas eram altas no que toca a esta prova, muitos dos participantes tinham feito treinos de sonho nessa barragem e acreditavam que na prova as condições se mantivessem iguais. Nesta prova apresentaram-se para competir 31 pescadores, entre os quais 4 elementos que se deslocaram de Évora o que agradou muito à direção da NORBASS.

O dia apresentava-se fresco e com boas condições para a captura do achigã. A prova começou às 8 da manhã e passado pouco tempo já se começavam a registar capturas. No total saíram 19 peixes que totalizaram 17.240kg. Durante o dia saiu muito peixe entre os 25 cm e os 29 cm, mas que segundo o regulamento NORBASS não contam para efeitos de competição, visto a medida mínima ser de 30 cm.

O maior exemplar foi capturado por João Cardoso de Valpaços com 1.620kg e o vencedor da prova foi André Ramos da Maia com duas capturas de 1.550kg e 1.010kg que totalizou 2.560kg. Logo atrás ficaram José Silva com 2.410kg e Dmitry Potapov com 1.920kg.

Terminada a prova os participantes juntaram-se no Restaurante Regional Cruzeiro na Junqueira para o almoço convívio e respetiva entrega de prémios. A NORBASS concretizou vários sorteios de material gentilmente cedido pelos seus diversos patrocinadores.

As seguintes provas da NORBASS terão lugar na Barragem do Nabo/Ribeira Grande dia 16 de Julho, Barragem de Vilarelhos dia 27 de Agosto e Barragem de Sta. Justa a 17 de Setembro. Os ânimos estão em alta e nota-se uma motivação excelente por parte de todos os participantes do circuito, que por si só já é uma vitória para a NORBASS que se propõe a elevar a competição de pesca ao achigã no NORTE de Portugal.

Texto: José Neves

Classificação 2º Prova – Stª Justa

 Fotos: Bruno Ferreira