Esta prova contou com 22 participantes que lutaram pelos fantásticos prémios finais do circuito.
O clima para esta prova mostrou-se muito quente com temperaturas a chegarem aos 38 graus durante o percurso do dia. Os participantes tiveram mais que aptos e lutaram por conseguir capturas apesar destas temperaturas altas. Às 6 da manhã praticamente todos os participantes já se encontravam a dizer o bom dia na zona do paredão, preparando o seu material e as suas técnicas de preferência para a prova. A organização por volta das 6.30 deu início ao briefing habitual, tirando dúvidas e esclarecendo regras. Antes do início da prova tirou-se uma foto de grupo para recordação futura.
Início da prova às 7 da manhã e lá partem os pescadores. Alguns decidiram pescar na zona do paredão, outros procuraram estruturas junto à Ribeira do Nabo, outros junto à Ribeira Grande e outros percorreram a zona principal da barragem à procura dos achigãs da manhã. A organização escolheu esta barragem por razões especiais, entre elas ser uma barragem grande e que alberga uma excelente população de achigãs que ano após ano desova com uma taxa de sucesso incrível, como se comprova pela quantidade de alevins que se vê.
Só por volta das 9 horas as capturas começaram a aparecer. Primeiro apareceram as capturas dos pontos (bicos) da barragem, para mais tarde aparecerem os grandes achigãs da Vilariça. Começou o vencedor da prova, Dmitry Potapov com 2 grandes exemplares, um registou 2.310 gramas e outro que pouco faltou para os 2 kilos também. De seguida e já perto do meio dia, em pleno calor máximo e com a água completamente parada, João Cardoso que ficou em segundo lugar tira dois grandes exemplares, o maior de 2.220 gramas e outro que novamente e tal como o Dmitry pouco faltou para registar os 2 kilos. Ambos os pescadores ainda tiraram um terceiro peixe com medida mas com peso inferior ao kilo. Na mesma zona de registar a brilhante captura de Ramis Dumayskyy de 1.550 gramas que foi a sua única captura nesta prova. José Neves que apostou num bico da barragem encontrou um cardume grande achigãs a rondar o meio kilo e conseguiu em 10 minutos ferrar 5 peixes perdendo um deles. Registou 4 capturas tendo a maior 700 gramas dando-lhe o terceiro lugar da prova.
Mais participantes conseguiram efectuar capturas acima dos 30 cm, a maior parte entre as 450 gramas e as 800 gramas.
Mais uma vez a organização mostrou saber escolher o local para a prova tendo em conta a medida mínima do circuito 30 cm. Esta barragem já tinha sido alvo da 1ª contagem do circuito NORBASS em Março, onde saíram apenas 2 peixes.
Os participantes juntaram-se ao almoço como sempre a 100%, sempre bem-dispostos e motivados para a próxima prova do circuito dia 27 de Agosto na mítica Barragem de Vilarelhos.

Texto: José Neves

Classificação 3º Prova – Nabo

top-5

Fotos: Gonçalo Vasconcelos